quinta-feira, 8 de março de 2012

Atenção, você que é Blogueiro!

Há, alguns anos, temos recorrido aos Blogs, para expor nossas idéias, sentimentos, gostos, hobbies e tudo o que se possa externar para amigos, inimigos, conhecidos, desconhecidos, vizinhos, ou até mesmo aquela pessoa lá do outro lado do mundo.

Porém, a Internet Livre, tem sido abalada constantemente, pela chamada, tentativa de coibir crimes virtuais. Até aí, tudo bem, sabe-se dos constantes crimes existentes, desde um acesso à sua conta no banco, ou crimes mais sérios e doentios como pedofilia e/ou difamação.

O último, ataque, está sendo cometido pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), responsável pelos direitos autorais de músicas, que começou a cobrar dos blogs, reproduções de vídeos do YOUTUBE. 

Em janeiro de 2011, lia no jornal local (Passo Fundo - RS), sobre uma multa para uma empresa de coletivos urbanos da cidade, caso reproduzissem músicas aos seus usuários, o que gerou indignação dos passageiros, por andar somente no 'barulho do motor'.

No início da semana passada, alguns blogueiros receberam uma comunicação do ECAD, para pagarem uma taxa por reprodução de vídeos do YOUTUBE em seus blogs. Um dos premiados, foi Uno Oliveira, editor do Blog Caligrafitti. A mensagem dizia que por ele incorporar um vídeo do site em seu blog, deveria pagar R$ 352,59 mensais ao escritório. Mesmo que o YOUTUBE, já tenha repassado o valor, o blog encaixa-se como um 'retransmissor'.

O enquadramento legal, existe, e é a Lei Federal, n° 9.610 de 19 de fevereiro de 1.988. Porém, esta lei é mais do que ultrapassada e deveria ser revista com urgência.

Créditos: NãoSalvo.com.br
Não estou julgando o mérito dos músicos não receberem pelo trabalho que fazem, longe disso, podem e devem receber muito mais por seu trabalho. Porém a 'instituição' Google Brasil e YOUTUBE, repassam ao ECAD, R$ 1,00 a cada 150.000 vizualizações, isso mesmo, UM REAL A CADA CENTO E CINQUENTA MIL HITS. Não está havendo uma inversão nos papéis, neste ponto?

Tico Santa Cruz, que há alguns anos, lança CDs com selo próprio, luta contra os altos valores cobrados pelas gravadoras na venda de CDs/DVDs, postou em seu twitter o seguinte: 

"Ecad que tal um pouco mais de bom senso? Vamos dizer aqui na boca pequena, que seu eu fosse cobrar do ECAD tudo que eles dizem que cobram dos outros, estaria milionário... Né?"

Então amigo, caso não queira ser surpreendido com uma solicitação amigável, de contribuições mensais, cuide bem o que você posta no seu Blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário