sábado, 15 de setembro de 2012

EMPI GTV

A European Motors Parts Inc.- EMPI, nasceu no ano de 1956, da união Joe Vittone e seu sócio, Holt Haughey, que possuíam uma concessionária VW em Riverside - Califórnia, desde o ano de 1954. Esta concessionária, em pouco tempo, ficou famosa por seus serviços.
 Após algum tempo de uso, Joe descobriu que as sede de válvulas dos primeiros VW, desgastavam-se com muita rapidez e necessitavam retífica. Em contato com a fábrica, Joe foi comunicado à se desfazer das peças usadas e comprá-las novas. Ele não gostou do que ouviu e resolveu reparar as peças por conta própria.
Isto salvou muitos donos de VW de gastar muitos dólares e de dores de cabeça. Logo a notícia se espalhou e  daí que nascia a EMPI.
Em pouco tempo, Joe á era mentor de barras estabilizadoras dianteiras, que depois foi adotado pela VW. Em seguida, projetou o estabilizador traseiro, ou compensador de cambagem, que foi intalado no famoso "Inch Pincher Drag Racer".

Já em meados da décade de 60, a empresa já possuía um extenso catálogo de peças, de 'grife'. Em 1967, Joe aproveitou sua concessionária VW para oferecer carros com vários acessórios. Daí o surgimento dos EMPI GTV (Grand Touring Vehicle). Eram 4 Kits diferentes que equipavam os VW: 

- MKI com barras estabilizadora e compensador de cambagem, alavanca T-Handle, escapamento esportivo e a Logo GTV no painel;
- MKII kit 1 + sistema de som, deck lid da tampa traseira, e luzes indicativas;
- MKIII kit 2 + acréscimo das Rodas BRM;
- MKIV com todos os outros acessórios anteriores, mais kit de carburadores 'maiores', servo freio duplo, bancos concha reclináveis e parachoques 'T'.

Estes kits foram sucesso de vendas e logo a empresa já possuía 28 distribuidores e 489 agentes autorizados a vender a grife EMPI. As agencias que vendiam Volkswagens, não deixaram a fábrica nada feliz e obrigou a maioria a pararem de vender VW 'equipados', sob pena de corte de aquisição de novos veículos.

O pico dos negócios foi no ano de 1971, onde a marca vendeu mais de U$S 6 milhões em peças. Depois de altos e baixos na empresa, hoje a marca EMPI é de propriedade de Dan Weldon, o MR. Bug, morador de Anahiem - CA, famoso por comprar nomes de empresas antigas com produtos de qualidade e os colocar novamente no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário