quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Furtos, roubos e afins.

A cada dia que passa nos chega informações, compartilhamentos, e-mails, ligações telefônicas, notícias de que mais um veículo partiu para a mão do amigo do alheio
Fusca do Sr. João de Passo Fundo, recuperado após algumas horas.
Nenhuma novidade, até então, afinal, furtos e roubos de veículos são uma prática que existe desde que descobriram que esta é uma fonte de fácil retorno de dinheiro. 


Ocorre que nos últimos tempos a prática deste tipo de crime, tem voltado para um mercado crescente, que são os veículos antigos, principalmente os Fuscas e derivados, que com um pouquinho de conhecimento podem ser facilmente abertos.


O último caso, sabido, aconteceu na cidade de Getúlio Vargas - RS com a Variant de uma prima minha e de seu esposo. A 'variola' estava na família há muitos anos e era cuidada com muito carinho, tendo quase 100% de originalidade e conservação. Que ainda não foi encontrada.


Estive pensando as causas deste aumento significativo destas 'compras' nas 'lojas varal' e não há outra explicação, senão que entre nós, há quem fomente este tipo de crime. Ou seja, a Lei da oferta e da procura. 


É algo óbvio, que existem pessoas que vão naquele local ermo, que tem muitas peças 'quase novas', porém sem a devida procedência. Como ocorreu com nosso amigo de clube, João, que teve seu Fusca furtado, próximo das 23:00 h. e foi encontrado pela manhã, sem Rodas, bancos e bateria. Se não tivessse sido encontrado, talvez ainda serviria de esterpe de peças para muitos outros veículos.
Fusca de Passo Fundo, furtado em Nova Prata - RS.
A intenção deste post (quase óbvia) é revermos nossos conceitos de compra de peças, análise de procedência e até mesmo, mais atenção com nossos veículos. Alarme, corta corrente, travas, cadeados, nunca são demais, para não termos a surpresa desagradável de voltarmos e não encontrar mais nosso querido veículo. 

Todos juntos e engajados pelo mesmo objetivo, podemos terminar com este mercado ilegal, imoral e sujo. Muitas vezes, podemos encontrar uma peça a um valor abaixo de merca, que é fruto de um furto ou roubo. Se compravado o fato o comprador poderá responder civel e criminalmente.

Não suje a beleza do seu carro, não compre peças sem a devida procedência.

Ps. As imagens sem legenda, foram encontradas na internet.

Um comentário:

  1. Esses dias estava eu, Luvas, conversando com uns amigos que puseram rastreadores nos seus carros. Não é uma má idéia...

    ResponderExcluir