sexta-feira, 11 de junho de 2010

Hora de cair na estrada...


Olá, amigos.

Estamos a pouco mais de 07 dias para o 3º Encontro Sul Brasileiro de Fuscas e Derivados a Ar de Passo Fundo - RS, realizado pelo PFFC e OBV. Muitos de nossos diaristas visitantes, que por aqui passam, irão pegar seus veículos e ir para a estrada, tanto para vir pra cá, como prestigiar os muitos outros eventos que ocorem pelo Brasil e pelo mundo comemorando esta data tão importante para nós... (Dia 22 de junho, Dia Mundial do Fusca)

Então, este post, serve mais como um serviço de informação do que para divulgação em si. Então, vamos ao que segue:

Nossos Fuscas e Derivados, em sua maioria, ultrapassaram os 30/40 anos, são veículos que foram projetados em uma época sem muita tecnologia, porém mostram ainda hoje, sua qualidade, confiabilidade e durabilidade, diferentemente dos carros projetados hoje em dia, que não duram muitas vezes uma 'virada' no odômetro, sem ir pra recauchutagem.

Porém, também não podemos simplesmente dizer que vamos viajar, abastecer o veículo e cair na estrada (onde o dono do Bege, que vos fala, avisou o copiloto deste detalhe, chegando lá na cidade de Blumenau, 500 km distante, mas graças ao bom Deus, nada aconteceu, nem na 'ida', nem na 'frida'). 

Em recentes pesquisas nos mais diversos locais, encontrei pessoas com relatos de peças que levam, que - sem brincadeira - montariam outro Fusca. Como, distribuidor, carburador, bomba de gasolina, bobina, lampadas, faróis, mangueiras, cabos de velas, pistão, comando, desentupidor de fogão, rolo de arame, velas, toco de madeira pra calçar a roda, 2 ltr. de óleo... Ou seja, mil possibilidades, sem nem mesmo ter chaves para a reposição.

Nos, do Older's Bahn Volks, estamos sempre na estrada, muitas vezes em viagens sem problemas e algumas pode dar alguma 'zica', mas nada que não possa ser ajeitado, ou tapeado para chegar em alguma cidade próxima, como a bela e amiga corda.

Beleza, meu problema é que vou viajar sozinho, e daí, espertalhão? 

Então, o bom é você fazer uma revisão no seu carro, como: verificar o nível do líquido de freios bem como funcionamento de todo o sistema (de freios), verificar os amortecedores pois pode haver algum pifado, verificar o cabo de acelerador tanto no carburador como no pedal se não está arrebentando a espia também o cabo de embragem, regular válvulas, fazer uma limpeza carburador, dependendo da distância a ser rodada trocar óleo, filtro de combustível (trocar o filtro a cada duas trocas de óleo), verificar a tampa do distribuidor, vericar as velas e seus cabos, fazer alinhamento e balanceamento de rodas, , 'ouvir' se os rolamentos não estão'gritando' com você, verificar qualquer bolha ou rasgo nos pneus que possar estourar em altas velocidades ou altas temperaturas, e alguns detalhes únicos que só cada dono o sabe.

Algumas peças, no caso, são imprescindíveis pois é quase impossível saber quando nos deixarão na mão como: Correia do alternador, bobina, cabo de acelerador, bomba de gasolina (pode ser a velhinha mesmo), platinado (sem ignição eletrônica), uma chave de fenda, uma de fenda em cruz (phillips), uma alicate e boa viagem.

Para os amigos que pegarão a estrada, o bom é ter um planejamento da sua rota, saber as distâncias entre cidades é imprecindível, pré definir as paradas que no caso de viagens longas devem ser de (no máximo) 100 km entre uma e outra e viajar em horários que não tenham fluxo intenso de veículos (pela manhã bem cedo ou no final da tarde) e a temperatura seja amena.

Então é isso pessoal, a todos, uma boa viagem, atenção e mantenham a 'média'...

#tamojuntoseencontrandopelotrecho

(Por Lucio)

4 comentários:

  1. e nas peças não podemos esquecer daquele velho pedaço d arama para prender no cabo do acelerador quando se soltar.

    abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Flw amigo Lucio! É isso aí mesmo, sair na estrada só com o Fusca revisado e, em dia se não da zica. Uma pena mesmo que não vou poder participar, visto que também vamos fazer um evento de proporção regional aqui em Ponta Grossa em comemorção ao dia mundial do Fusca. Mas vou ficar na torcida para que o evento do O.B.V. seja um sucesso ainda maior do que os anos anteriores que pelo visto foram muito bons.
    Espero também que em breve podermos nos conhecer melhor lá no encontro de Blumenau se os amigos forem, é claro!

    No mais, Um Grande abraço e sucesso no evento amigos!
    Vou postar um lembrete sobre o encontro de vcs no meu blog.

    Henrique/FUSCA DO ROCK

    ResponderExcluir
  3. FDP que só avisa depois de 500 km, sim eu era o copiloto! Bom mas é isso ai besouro revisado, viagem tranquila!!!

    ResponderExcluir
  4. Besouro sem revisão, também dá viagem tranquila...

    não te esquece: "o meu Fusca éo mais confiável deste clube!" rsrsrsrrs

    ResponderExcluir