quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

50 anos de Brasil

Bolha, tartaruga, besouro, barata. Por cada estrada e rua brasileiras que passou desde seu lançamento, como importado, em 1950, o Fusca ganhou um apelido diferente e carinhoso. Dono de uma carroceria arredondada singular, o Volkswagen Sedan logo se tornou um dos mais carismáticos do mundo. E do país. Afinal, após ser o mais vendido por 24 anos, ultrapassou a marca de 3 milhões de unidades produzidas em território brasileiro, perdendo apenas para seu irmão de marca Gol, que bateu 5 milhões há poucos anos. “Seu formato traz uma sensação de aconchego, por isso até as crianças gostam”, afirma Alexander Gromow, autor do livro “Eu amo Fusca”.
Com o sucesso, a VW do Brasil decidiu produzi-lo localmente em regime de CKD (as peças vêm desmontadas do exterior). Curiosamente o serviço era feito pela Brasmotor, não pela marca. A VW assume a montagem somente em 1953, e, anos depois, decide-se pela instalação da linha em São Bernardo do Campo (SP). Os primeiros Besouros saíram da fábrica paulista em 3 de janeiro de 1959, ainda com muitas peças importadas da Alemanha. ...
Na próxima semana começaremos a conhecer o nascimento do querido fusquinha, desde a década de 30 até os dias de hoje. Aguardem e confiram... os que já conhecem para relembrar e os que não conhecem, para aprender.

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI27176-10142,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário